Actualités

11 de Julho - Dia Mundial da População

12 juillet 2019

O Fundo das Nações Unidas para a População, UNFPA, em parceria com o Governo da Guiné-Bissau e a Fundação Ana Pereira celebraram hoje, em Bissau, o Dia Mundial da População, sob o lema “25 anos da Conferência Internacional sobre a População e Desenvolvimento (CIPD): Acelerar as Promessas”.

O evento realizado no Centro cultural Francês, em Bissau, foi presidido pela Secretária de Estado do Plano e Integração Regional, Tomásia Lopes Manjuba em representação do Ministro de Economia e Finanças, na presença do Representante Residente do Fundo das Nações Unidas para a População, UNFPA, e chefes de agências do Sistema das Nacões Unidas, diplomatas acreditados no país e sociedade civil.


Foto familia depois da cerimonia

Este evento não só assinala os 25 anos da Conferência Internacional sobre a População e Desenvolvimento (CIPD), mas também o quinquagésimo (50º) aniversário do UNFPA e os seus 40 anos na Guiné-Bissau.   

O Dia Mundial da População deste ano chama a atenção global em relação aos compromissos da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento de 1994 onde 179 governos, inclusive a Guiné-Bissau, adotaram um Programa de Ação que reconhece que a saúde reprodutiva, o empoderamento das mulheres e a igualdade de gênero são o caminho para o desenvolvimento sustentável.

De relembrar que este ano marca o vigésimo quinto (25º) aniversário da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento no Cairo - Egipto, por conseguinte de 12 à 14 de novembro de 2019, o UNFPA, juntamente com os governos do Quênia e da Dinamarca, organizam a Cimeira de Nairóbi para acelerar os esforços que visam alcancar os objetivos não atingidos da CIPD. Neste Dia Mundial da População, ativistas em todo mundo farão um apelo aos líderes, legisladores, organizações de base, instituições e outros no sentido de ajudarem a tornar a saúde e os direitos reprodutivos uma realidade para todos.